Search

Angus certificada – Origem, importância e muito mais!

Angus certificada – Origem, importância e muito mais!

Hoje vamos falar sobre Angus, carne bovina que está dentre as mais valorizadas mundialmente pela sua qualidade e suculência. Considerada como uma das mais saborosas carnes premium no mercado, é muito apreciada pelos amantes de um bom corte. Pensando no consumidor, foi elaborado o selo de certificação de carnes Angus pela sua associação oficial no Brasil, garantindo sua origem e procedência.

Essa é uma ação extremamente importante, já que o que se vê por aí é muita carne sendo vendida como Angus, sendo que na verdade não é, lesando o consumidor e prejudicando os produtores. Como referência em carnes certificadas, não abrimos mão de oferecer aos nossos clientes cortes Angus com origem comprovada, compondo 100% dos pratos do Varanda Grill e dos cortes da nossa distribuidora, a Intermezzo Carnes.

Neste artigo, iremos saber mais sobre a raça Angus, além de abordar um pouco mais sobre sua certificação e como você, consumidor, poderá identificar uma carne Angus legítima. Vamos começar?

Angus e suas origens

Originada na Escócia, a raça de bovinos Angus desenvolveu uma característica bem interessante, que são pequenos depósitos de gordura entremeada à fibra da carne, fator esse que auxilia o animal a se manter aquecido no frio da região. Esse detalhe faz toda a diferença no resultado final ao paladar, pois quando a carne é assada ou grelhada, há o derretimento da gordura, deixando a carne macia e desmanchando na boca, além de trazer um sabor amanteigado bem pronunciado.

Esse é o fator responsável pela carne Angus ser considerada nobre e de qualidade superior, sendo bastante utilizada em restaurantes de alta cozinha e por churrasqueiros profissionais.

Angus e suas características

Famoso pela sua rusticidade e precocidade, o gado Angus e suas cruzas com raças zebuínas – mais especialmente com a raça Nelore – proporcionam carne suculenta e de indiscutível qualidade, sendo a raça mais utilizada em cruzamento industrial. Isso se deve às suas características produtivas, como ciclo de produção mais curto, fertilidade e habilidade materna, além de outros fatores, como bezerros mais pesados, carcaças com melhor acabamento e maior ganho de peso comparado a outras raças.

Essas características permitem o abate de animais jovens, bem-acabados e com marmoreio equilibrado, como se sabe, grande diferencial da carne. Por conta disso, o Angus é a mais popular dentre as carnes nobres no país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Angus, respondendo por um crescimento de 150% nos últimos seis anos.

Sobre o programa Carne Angus Certificada

Reconhecida pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o programa Carne Angus Certificada foi criado em 2003 pela Associação Brasileira de Angus, em parceria com a indústria frigorífica. O projeto visa a produção de carne de alta qualidade, buscando atender de maneira eficiente os consumidores mais exigentes. Teve como inspiração o Certified Angus Beef ®, dos Estados Unidos.

Em 2007, o programa tornou todo o processo de auditoria a nível internacional, sendo o primeiro programa de carnes do Brasil a atender esse nível de excelência. Mais tarde, em 2015, o programa passou a receber auditoria de forma regular pela empresa europeia TUV Rheinland, que conta com mais de 120 anos no ramo de certificações.

Isso trouxe qualidade internacional ao selo carne Angus Brasileira e também maior credibilidade ao programa, dando início às importações ao mercado europeu. Hoje o Brasil está páreo a páreo em importações juntamente com outros países referência em criação de gado Angus, como Estados Unidos, Austrália, Argentina e Uruguai.

Como é o processo de certificação?

Para que determinada carne seja certificada como Angus, diversos pré-requisitos precisam ser seguidos, como: mínimo de 50% de genética Angus, animais jovens, com cobertura de gordura mínima mediana e conformação de carcaça adequada. Durante auditoria, o frigorífico passa por exigências sanitárias muitas vezes superiores aos normalmente exigidos pela vigilância sanitária, trazendo por tabela uma segurança alimentar inquestionável.

Como identificar o Selo de Certificação Angus no produto?

Carnes com certificação Angus possuem um selo específico inserido na sua rotulagem, composta por uma etiqueta com fundo verde e amarelo contendo a inscrição e um círculo vermelho escrito “Angus Carne Certificada – Associação Brasileira de Angus”.

As carnes Angus certificadas são comercializadas em restaurantes e distribuidores, diretamente pelos frigoríficos parceiros, como a Intermezzo Carnes. Todos os produtos são embalados à vácuo para garantir sua integridade e qualidade final ao prato do consumidor.

Angus na visão do consumidor

De uns tempos para cá, a carne Angus tem caído no gosto da população brasileira, reflexo disso é a mudança significativa na seleção de produtos para um bom churrasco ou para receitas, desde as mais simples até as mais elaboradas.

A indiscutível qualidade do Angus permite que haja a apreciação não apenas dos cortes traseiros, conhecidos popularmente como carnes nobres, mas também dos dianteiros, como por exemplo, os cortes Shoulder Steak, Brisket, Short ribs e peixinho, muitíssimo apreciados pelos admiradores de uma boa carne.

Quando se fala em carne de qualidade, não existe essa questão de carne de primeira e carne de segunda, mas sim de boi de primeira e boi de segunda. O primeiro é resultado de aprimoramento genético, com seleção de raças com facilidade de deposição de gordura intramuscular, além de alimentação balanceada e qualidade de vida. O segundo, por consequência de uma má alimentação e abate estressante, traz como resultado final uma carne escurecida, dura e seca após o cozimento, de nada remetendo à uma carne premium.

Aqui entra mais uma vez a importância de se certificar carnes de qualidade superior, como a Angus, pois isso garante ao consumidor que este não esteja comprando gato por lebre, investindo um valor que não corresponde ao produto adquirido e tendo como resultado uma péssima experiência ao paladar.

Encontre carne Angus certificada na Intermezzo Carnes

Para ter a certeza que está adquirindo a legítima carne Angus, venha fazer as suas compras na Intermezzo Carnes. Nossa variedade de cortes é impressionante, atendendo suas necessidades para um jantar, churrasco ou dia a dia. Confira nossas dicas!

Cortes para churrasco

Temos as melhores peças para o seu churrasco, dentre elas estão a Picanha Black Angus, Flat Rib, Prime Rib, Short Rib, além do Angus Burger. Além de poder adquirir os cortes para o seu churrasco individualmente, há também as opções dos nossos combos para churrasco.

Cortes receitas e dia a dia

Sugerimos cortes práticos como o Bife Ancho, Alcatra em Bifes, Baby Beef, Coxão Duro, Tenderloin e Bifes Tenderloin. Se preferir, também temos kit’s cozinha para agilizar sua rotina.

Confira todos os nossos cortes Angus no link.

Deguste carne Angus certificada no Varanda Grill

O Angus está presente em grande parte dos pratos servidos no Varanda Grill, fazendo parte do nosso cardápio cortes como Teen Beef Angus, Bife Ancho Angus, Baby Beef Angus e Bife de Chorizo Angus.

Ficou com vontade de apreciar uma carne Angus de qualidade? Pois saiba que você pode contar com a facilidade do nosso delivery, tanto para pedidos do Varanda Grill, quanto para os pedidos do Intermezzo Carnes. Garanta 10% de desconto na sua primeira compra através dos nossos códigos promocionais, confira!

Para a Intermezzo Carnes: PRIMEIRA100FF

Para o Varanda em Sua Casa: PRIMEIRACOMPRA100FF

Aproveite!