Search

Qual a diferença dos cortes Wagyu e Angus do Varanda?

Qual a diferença dos cortes Wagyu e Angus do Varanda?

Nos restaurantes Varanda Grill você pode apreciar cortes premium apreciados mundialmente, como o Wagyu e Angus. Somos referência em ambas as carnes, compondo nossos principais pratos.

Se você procura por Wagyu, temos o nosso famosos Kobe Style Beef, já se você é um apreciador de Angus, que tal experimentar nosso Beef Angus, Bife de Chorizo ou Bife Ancho Angus?

Essas são apenas algumas das diversas opções disponíveis para que você tenha uma boa experiência nos restaurantes Varanda Grill.

Wagyu x Angus – Diferenças

Ambos os cortes Wagyu e Angus proporcionam uma deliciosa experiência ao paladar, pois são carnes extremamente macias, saborosas e suculentas, podendo até mesmo serem confundidas. Confira agora em detalhes as principais características de cada uma delas.

Wagyu

O Wagyu é um bovino de origem japonesa, contando com 30,00 a 40,00 mil cabeças de gado no Brasil. Se comparado ao Angus, o Wagyu conta com menor representatividade, mas essa questão está em plena mudança, já que o corte tem caído no gosto do público.

Com aparência roliça e sem músculos definidos aparente, o Wagyu é o bovino que acumula maior número de gordura se comparado a outras raças, tanto em relação à gordura entremeada quanto em relação à gordura da capa.  A carne Wagyu conta com selo de certificação de origem, emitida pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu.

O processo de certificação de carnes Wagyu se dá com 100% de originalidade do bovino ou com 50%, resultante de cruzas com outros taurinos, como o próprio Angus ou com zebuínos, como o Nelore.

O Varanda Grill foi a primeira rede de restaurantes do Brasil a servir pratos com a carne Wagyu, em 2005. Hoje, somos referência no corte no país.

Angus

A raça de bovinos Angus chegou ao Brasil em 1906. De origem escocesa, é hoje considerada como a 2° raça de bovinos com o maior número de cabeças no país, totalizando 20% (2,50 a 3,00 milhões) do total de criação de gado no Brasil. Com variações entre Aberdeen e Red Angus, tem aparência roliça e maior capacidade de acumular gordura intramuscular, fator importantíssimo para o marmoreio, responsável pelo sabor amanteigado da carne.

Derivado de terras frias, é indiscutível a sua adaptabilidade a temperaturas menores, porém, por ser um animal de grande rusticidade, o Angus tem capacidade total de adaptação ao território em que é criado, seja a temperaturas extremas, altas ou baixas, sem afetar a sua qualidade superior.

Para garantir a sua procedência, a Associação Brasileira de Angus criou, em 2003, o programa de certificação de carne Angus no Brasil, protegendo o consumidor e garantindo que o que chega a sua mesa é de fato, carne Angus.

São reconhecidos pelo programa carnes derivadas de bovinos Angus 100% e bovinos Angus 50%, fruto da cruza entre Angus e Nelore, dentre outros zebuínos.

Para se ter ideia do seu diferencial, se compararmos ambas as carnes Wagyu e Angus com a Nelore, carne mais popular do Brasil e que representa 80% do total do gado brasileiro, a Nelore, ainda que seja uma carne saborosa e provedora de cortes nobres, fica bem atrás em relação a suculência e maciez, já que grande parte da sua gordura se localiza na capa, com pouquíssimo acúmulo de gordura entremeada.

Tal fator é responsável pelo grande atrativo das carnes Wagyu e Angus, que é o seu excepcional sabor e maciez, incomparável com qualquer outro tipo de carne no mercado.

Importância da certificação de carnes Wagyu e Angus

O Procon de São Paulo tem feito fiscalizações em restaurantes e açougues para verificar a procedência das carnes Wagyu e Angus. Estabelecimentos que venderem ambos os cortes sem o selo de certificação poderão sofrer multas.

Tal medida é de muita relevância aos apreciadores de carnes premium, pois garante que não se troque gato por lebre e que você, consumidor, seja lesado, pagando um valor que não corresponde a carne ofertada. Infelizmente a prática é bem comum no mercado, daí a importância de haver uma fiscalização para garantir que o que chega no seu prato é, de fato, carne de qualidade.

Carnes premium, como Wagyu e Angus, tem ganhado cada dia mais popularidade no Brasil, conquistando um público fiel e que não abre mão de carnes com qualidade superior. Uma vez que uma carne com alto teor de marmoreio é provada e degustada com frequência, o paladar se torna mais exigente, fazendo com que haja maior investimento em cortes nobres.

Cortes Wagyu e Angus no Varanda Grill

O Varanda Grill é referência em carnes de altíssima qualidade e gastronomia, sendo aclamado pela crítica e clientes. Por mês, é consumido 9 das 16 toneladas negociadas na nossa distribuidora, a Intermezzo Carnes. O restante é repassado para demais restaurantes das principais capitais brasileiras, todos de muita relevância gastronômica.

O Angus também representa 100% das carnes consumidas nos 3 restaurantes do Varanda Grill, e para dar conta de toda essa demanda, temos parcerias para oferecer oferta constante para os abastecimentos de toda a rede. Um exemplo são os criatórios no Rio Grande do Sul, que fornecem terneiros para engorda em propriedades do estado de São Paulo. Também fechamos parceria com a Associação Brasileira de Angus, na intenção de elevar a comercialização de cortes premium na capital paulista.

Deguste carnes Wagyu e Angus nos restaurantes da rede Varanda Grill e tenha a certeza de estar nas mãos dos melhores profissionais, especialistas em cortes premium e alta gastronomia. Todo o cardápio foi desenvolvido pelo chef Fabio Lazzarini, formado em gastronomia, com especialização na Italian Culinary Institute For Foreigners (ICIF), em Costigliole d’Asti, na Itália, e com experiência em restaurantes renomados, como o Le calandre e o Quadri di Venezia.

Já o diretor geral e fundador do Varanda Grill, Sylvio Lazzarini, é um dos maiores especialistas em carnes do Brasil, trazendo pioneirismo, resultante de vivências gastronômicas no exterior, como nos Estados Unidos e Europa. Tal experiência fez com que fosse construída a identidade que o Varanda Grill tem hoje, com exclusividade de cortes e carnes de qualidade.

Venha saborear carnes Wagyu e Angus nos nossos restaurantes. Estamos atuando seguindo todas as normas à risca para a segurança e bem-estar de clientes e funcionários durante a pandemia do novo coronavírus.

Se preferir, utilize nosso sistema de delivery, o Varanda em Sua Casa, e desfrute dos nossos melhores pratos no conforto do seu lar. Utilize o cupom PRIMEIRA100FF e obtenha 10% de desconto na sua primeira compra!