Search

Carne Wagyu certificada – Entenda como funciona

Carne Wagyu certificada – Entenda como funciona

Em publicações anteriores, você pode conhecer melhor como funciona o processo de certificação da carne premium Angus no Brasil. No artigo de hoje, iremos te apresentar como funciona a certificação da carne Wagyu, corte presente no cardápio do Varanda Grill e um dos nossos maiores sucessos!

Como funciona a certificação da carne Wagyu?

A certificação de carne Wagyu se confunde com a introdução da raça de bovinos no Brasil, lá em 1995, através da iniciativa de uma empresa japonesa com sede na cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo, a Yakult.

O órgão responsável pela emissão é a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, que é responsável pela divulgação, desenvolvimento e classificação do legítimo boi japonês no país.

Como é o processo de obtenção do selo?

O processo de certificação se inicia a partir do nascimento dos animais, que deve ser registrado junto à associação. No registro são exigidas algumas informações, como se o animal é puro ou cruzado. Os cruzamentos mais comuns são com outros taurinos, como Angus e Brangus, e também com os zebuínos.

Para a confecção do registro são exigidos exames do DNA do animal, que serão comparados ao DNA da mãe e do pai. Com esses dados, será emitido o certificado de registro provisório. Para a emissão do certificado definitivo é necessário que o técnico da associação faça uma avaliação morfológica do animal. Estando tudo nos conformes, é expedido o registro definitivo.

Esse registro será, inclusive, exigido no momento do abate. O selo da associação é inserido logo após o processo, identificando se o animal é 50% Wagyu (meio sangue) ou 100% Wagyu (sangue puro).

Vale lembrar que o processo de abate é o mesmo dos demais animais, apenas com um detalhe no procedimento de desossa, já que maiores cuidados são necessários, devido ao seu alto valor agregado. Geralmente, os bovinos Wagyu são abatidos de 24 a 30 meses de vida.

O que faz do Wagyu uma carne de altíssima qualidade?

A preocupação da qualidade da carne se inicia logo no nascimento do bezerro, que recebe uma dieta equilibrada de acordo com o seu peso. Faz parte da sua alimentação silagem de milho, concentrado e feno, ingestão de leite de vaca até os 8 meses de idade.

O tempo de pasto também precisa ser controlado, pois há um tempo certo para o boi entrar em isolamento. Tal medida é necessária para atingir o grau perfeito de marmoreio, seu principal diferencial.

Um bovino Wagyu bem tratado em vida é garantia de maior qualidade da carne. Segundo criadores, metade da qualidade da carne depende da genética do animal, e outra metade do tratamento. As regalias podem ser até menores se comparada a alguns criadores japoneses, que oferecem até cerveja e saquê aos seus bovinos, mas já é o suficiente para garantir uma carne tenra e com alto sabor.

Wagyu certificado e o PROCON

Visando assegurar sempre a qualidade do que chega à mesa do consumidor, o PROCON de São Paulo tem realizado fiscalizações em estabelecimentos que comercializam a carne Wagyu, visando garantir a sua procedência. Isso é feito através de averiguação de restaurantes, açougues e locais que vendem o corte, observando sempre o selo Carne Wagyu Certificada, conforme determinação do Ministério da Agricultura.

O estabelecimento que fizer a venda de carne Wagyu sem o selo de certificação estará passível de multas, além de pesadas penalidades.

Afinal, o que é o tal do marmoreio?

O marmoreio se dá pela alta disposição de gordura entremeada na carne, que são veias de gordura dentre as fibras, se assemelhando a uma pedra de mármore, daí o nome “marmoreio”. Esse fator é o que confere suculência, alta maciez e sabor amanteigado único.

Além de ser extremamente saborosa, a carne Wagyu é rica em ácido graxo insaturado, um colesterol bom, além de ômega 3 e ômega 6.

Wagyu – Uma boa pedida para o seu churrasco!

Se você é um churrasqueiro de mão cheia e deseja surpreender seus convidados através de uma experiência inesquecível aos seus paladares, conte com o Intermezzo Carnes. Temos vários cortes de Wagyu para você arrebentar no seu churrasco!

O Wagyu é perfeito para um delicioso churrasco, já que durante o seu preparo, a gordura derrete sem fundir as fibras da carne, trazendo sabor intenso e extrema maciez. Sucesso garantido!

No site oficial do Intermezzo você poderá encontrar não somente cortes de Wagyu, mas também outras carnes de excelente qualidade, como a Angus, além de suínos, aves, cordeiros, dentre outros.

Aqui você também encontrará ingredientes para o seu churrasco, como molho chimichurri e pão de alho, sempre uma boa pedida!

Sobre o Intermezzo Carnes

O Intermezzo é referência na distribuição de carnes de qualidade superior, atendendo restaurantes de alto padrão em todo o território nacional. Trabalhamos exclusivamente com a carne Wagyu e também com as carnes Angus, Aberdeen Angus e Hereford, bovinos de excelente qualidade e fornecedores de carnes premium.

Ao adquirir seu corte no Intermezzo Carnes você conta com a tecnologia blockchain, que mostra a origem e qualidade de cada peça.

Wagyu no Varanda Grill

Se preferir, você poderá degustar um bom corte Wagyu em um dos nossos restaurantes. Conte com deliciosos pratos, dentre eles o Kobe Beef Style, que é considerado como um dos pratos mais saborosos do mundo.

Todas as carnes servidas na rede Varanda Grill contam com selo de certificação, inclusive o Wagyu, pois temos a preocupação de passar tranquilidade e transparência aos nossos consumidores.

Comer no Varanda Grill é ter a certeza de consumir carne de primeiríssima qualidade, já que a rede tem como fundador Sylvio Lazzarini, um dos maiores especialistas de carnes do Brasil, além de ex-conselheiro do Conselho Nacional de Pecuária e Corte e ex-presidente Associação Brasileira dos Criadores de Gado. Seu grande conhecimento na área é baseado em muito estudo e experiências gastronómicas no exterior, trazendo pioneirismo em terras brasileiras.

Foi devido ao seu espírito empreendedor que o Varanda Grill foi o primeiro restaurante do Brasil e da América latina a inserir a carne Wagyu em seu cardápio, lá em 2005. Não é à toa que hoje somos considerados uma das melhores steakhouses do Brasil, mesclando diferentes escolas de carne do mundo, como a americana, a argentina e claro, a Brasileira.

Retomamos nossas operações no último dia 06 de julho, tomando todos os cuidados necessários para garantir a segurança de todos durante a pandemia do novo coronavírus. E você, como sempre, é o nosso convidado para apreciar nossos cortes. Estamos esperando por você!