Search

Receita para ocasiões especiais!

Receita para ocasiões especiais!

Receber amigos em casa para jantar traz aquela preocupação, quanto à escolha do prato. O que servir? Vão gostar? A menos que os amigos sejam vegetarianos, pois sempre existe essa possibilidade, o que não é problema.

No mais, a primeira decisão não comporta vacilações: carne neles. Pensando nisso, escolhi algumas receitas com carne para momentos realmente especiais, mas que são de facílimo preparo e que, normalmente, fazem enorme sucesso nos bons restaurantes de cozinha internacional.

Basta deixar a inspiração mostrar a (o) “grande cozinheira (o) que existe dentro de você”.

Vejo que nove em cada dez cozinheiras (os) preferem, nessas ocasiões, escolher uma boa peça de filé mignon, valorizando sua acentuada maciez. Evitam mudar de corte. É preciso insistir em que essa opção fazia sentido até tempos atrás, quando os bovinos eram abatidos com idade avançada. Já não é mais o caso. Aliás, como já foi abordado anteriormente, em capítulos como o que tratam das carnes de qualidade superior, os pecuaristas brasileiros têm investido muito no melhoramento genético, objetivando não só abater um novilho especial mais cedo, mas também oferecer produtos com acentuada maciez.

Além disso, como também foi explicado, o processo de maturação das carnes acentua ainda mais esse quesito, o que não acontecia tempos atrás. Portanto, cortes especiais podem ser adquiridos, em casas especializadas e, se preferir, maturados.

Não há como não valorizar o sabor e a suculência de um miolo de alcatra (baby beef), contrafilé, bife ancho ou o entrecôte, também conhecido como “prime rib”, nos EUA, que irão enriquecer ainda mais essas ocasiões especiais. Às receitas, pois. Antes, porém, gostaria de fazer um breve comentário sobre a questão dos óleos e azeites.

Use uma quantidade muito pequena de manteigas no preparo de carnes, preferindo usar azeites de oliva. Hoje em dia, há no mercado uma enorme gama de bons azeites e de várias origens.

O óleo de canola, por sua pureza e leveza, não interfere em nada no sabor da carne. Os óleos de gergelim e de girassol também são indicados.

MEDALHÃO DE BABY BEEF AO MOLHO DE VINHO

(Serve 4 pessoas)

Ingredientes:

4 medalhões de  baby beef (2,0 á 2,5 cm de espessura);

1 colher (sopa) de azeite ou óleo (como preferir);

½ colher de manteiga;

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho

1 litro de água;

1 tablete de caldo de carne;

100 mL de vinho tinto.

Modo de fazer

Numa frigideira (de preferência antiaderente), aquecer o azeite ou o óleo e a manteiga. Quando começar a fumaçar, colocar a carne. Dourar apenas dois bifes por vez, mantendo a chama alta do início ao final do preparo. Se ao ponto, mais ou menos dois minutos de cada lado. Salpicar o sal e a pimenta-do-reino, sobre cada lâmina da carne, após a mesma ter sido levemente grelhada. Repetir na virada do bife. Colocar os bifes em uma travessa. Na mesma frigideira, adicionar o vinho e deixar evaporar até quase secar. Juntar a água e dissolver o tablete e deixar reduzir até engrossar. Requentar a carne no molho e servir com batatas crocantes ou arroz branco.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]